Strati: um carro elétrico impresso em 3D
A impressão 3D veio para ficar: a Local Motors trouxe a tecnologia para o mundo automóvel e anunciou o Strati, o primeiro carro do mundo a ser fabricado com recurso a esta tecnologia. O seu fabrico e comercialização pode estar para breve.
Usando fibra de carbono para a construção do chassis (o elemento que é impresso), o Strati precisa apenas de 40 peças para ficar concluído simples, face às mais de duas mil que são necessárias na construção dos restantes automóveis. Os restantes componentes são os tradicionais na indústria.
Ao todo, são necessárias apenas 44 horas para que o Strati fico completo, se bem que a Local Motors pretende diminuir o tempo do processo para 24 horas. A ideia principal foi simplificar o design e a construção do automóvel, para torna-lo mais acessível.
E o motor? É elétrico, com uma bateria que precisa apenas de 3,5 horas para ficar recarregada. Já no que toca à velocidade, consegue chegar aos 80 km/hora.
Outro do conceito usado pela Local Motors na construção do Strati foi a utilização de microfábricas. Segundo a empresa, esta é uma forma de produzir veículos baseados nas necessidades locais, em centro próximos das zonas urbanas. Assim, conseguem diminuir o custo de distribuição e diminuir o desperdício. Nos próximos 10 anos, a Local Motors pretende ter 100 novas fábricas em todo o mundo.
Sem comentários:
Enviar um comentário